Food

My Mushroom Pie

October 12, 2015

Hoje trago-vos (finalmente) a receita da minha tarte de cogumelos! Estes são os ingredientes que vão precisar:

– 1 embalagem de cogumelos Shiitake frescos
– 1 embalagem de champignons frescos (os habituais cogumelos brancos)
– 1 embalagem de queijo mozzarella ralado
– 2 embalagens de massa folhada
– pimenta preta
– cebola picada
– alho em pó
– 1 folha de louro
– tomilho em folhas secas
– oregãos em folhas secas
– azeite
– sal
– 1 gema de ovo
– forma de tarte

1. Comecem por lavar e cortar os cogumelos em cubinhos. Eu normalmente sou bastante perfeccionista nestas coisas. Podem cortar de outra forma se acharem melhor, no entanto, não convém que sejam bocados grandes porque vai dificultar quando se quiserem servir. Esta parte é um bocado secante porque ainda são alguns cogumelos.

2. Fazer o refugado com a cebola picada, o alho, a folha de louro e o azeite. Partam a folha de louro em dois, para aromatizar mais o refugado. Quando o azeite começar a crepitar, mexam de vez em quando até a cebola estar translúcida.

3. De seguida, retirem a folha de louro e juntem os cogumelos mexendo um pouco, para os envolver no refugado. Deixem cozinhar um pouco e adicionem só um bocadinho de água para os ajudar a cozinhar e não deixar agarrar. Só mesmo o fundinho. Juntem os oregãos, a pimenta preta e o tomilho e um bocadinho de sal e deixem cozinhar. Vão provando para ver o que possa faltar.

4. Quando os cogumelos estiverem cozinhados, desliguem o fogão e deixem repousar e arrefecer. Para arrefecer mais depressa, coloquem-nos num pirex grande, onde possam espalhá-los. Enquanto esperam, prepararem a base e a cobertura da tarte.

5. A base da tarte é simples — só colocar a massa folhada em cima da forma e forrá-la com fazemos habitualmente. Levem ao forno uns 5 minutos a 200º para não corrermos o risco de que ela não coza com a humidade do preparado. Depois podemos já cortar o segundo pacote de massa folhada que vai servir de cobertura. Cortem a massa em tiras de 1.5cm, mais ou menos.

6. Assim que os cogumelos tenham arrefecido, tirem o excesso de líquido do preparado e usem uma escumadeira para garantir que não vem líquido com os cogumelos. Espalhem bem pela base e por cima juntem a mozzarella ralada.

7. Esta próxima parte é um bocado chata, mas é o que vai dar o aspecto de tarte americana à nossa iguaria! Basicamente, vamos tecer com as tiras de massa folhada. Com tiras na vertical e na horizontal, vamos intercalando cada uma — quando uma passa por cima, na próxima vez já passa por baixo. É difícil explicar, mas é fácil perceber se olharem para a foto. Mas não se guiem muito por lá, porque aldrabei um bocado. Esta foi a segunda vez que fiz a tarte e era o meu dia de aniversário — tudo o que eu menos queria era estar na cozinha.

8. Antes de ir ao forno, pincelem a tarte com a gema de ovo batida.

9. Levem ao forno a 200º e vão vigiando, porque eu faço tudo mais ou menos a olho. Quando a tarte estiver douradinha, está pronta! :)

Podem servir a tarte como entrada, acompanhar com uma boa salada ou usá-la como acompanhamento de carne.
Experimentem e depois digam-me se gostaram!