Food Making Plans

Ok — but first, coffee.

April 23, 2016

É assim que o dia começa para a maior parte de nós. O café entrou nas nossas rotinas e já não passamos sem ele.
E por falar em café, numa forma menos convencional, a Nespresso voltou a lançar o desafio a oito dos mais prestigiados chefs portugueses na 2.ª edição das Nespresso Gourmet Weeks. A ideia é criar um menu exclusivo onde o café seja o principal protagonista.

IMG_0521

IMG_0535

IMG_0536

André Silva, Henrique Sá Pessoa, Heinz Beck, Ricardo Costa, Tiago Bonito, Henrique Leis, Vitor Matos e João Rodrigues foram os chefs convidados para o regresso do evento, que este ano decorrerá em Lisboa, no Porto e no Algarve. Desta vez a refeição será criada a quatro mãos, pois cada chef terá ao seu lado um chef convidado.

A inspiração é o café e o objectivo é mostrar a sua versatilidade na cozinha, tendo como resultado uma experiência memorável. O menu incluirá um aperitivo, uma entrada, dois pratos principais (carne e peixe) e uma sobremesa. Todo o roteiro gastronómico das Nespresso Gourmet Weeks está aberto ao público e os preços praticados são definidos por cada restaurante. Vejam aqui onde e quando poderão ter acesso a esta experiência.

Para apresentar esta iniciativa, bem como os chefs convidados nesta edição, a Nespresso convidou-me para um jantar no Teatro Thalia, onde pude degustar alguns dos pratos criados pelos chefs. Deixo-vos em baixo o menu do jantar.

Chef Vitor Matos – Chefe Adjunto Ricardo Cardoso
Parfait de Foie Gras des Landes com Espresso Origem Brazil, Moscatel do Douro, balsâmico velho e enguia fumada
Espuma de maçã da Beira Alta, gel de sabugueiro e pó de pinhões tostados

O facto de não ser mega fã de fois gras pode condicionar o facto deste não ser um favorito. Gosto, mas depois da segunda colher, torna-se enjoativo. No entanto, estava óptimo — só não acabei o fois gras. :)

IMG_0537

IMG_0549

Chef João Rodrigues
Sapateira, cebola, flor de limoeiro e Ristretto

Para mim, o melhor prato (excluindo as sobremesas). O jogo de sabores e de texturas estava no ponto. A gelatina de flor de limoeiro elevou o prato. Estava delicioso, mesmo. Tive a sensação que a comfort food nos dá.

IMG_0553

IMG_0562

Chef André Silva
Salmão, gambas rosa, daycon melancia, caviar e Lungo Leggero

Este foi, sem dúvida, o prato mais diversificado no que diz respeito a sabores e a texturas. Cada elemento tinha um sabor muito distinto e até associei algum exotismo ao paladar. Todo o empratamento estava incrível. E o award de food styling ia, com toda a certeza, para o prato do Chef André Silva.

IMG_0567

IMG_0571

Chef Ricardo Costa
Presa assada na brasa, presunto, molho de feijoada, bola de Morcela e Ristretto

O Chef Ricardo Costa trouxe-nos um prato com uma inspiração tradicional — a nossa feijoada. Para mim, a bola brilhou. Estava tão boa! Húmida, fofa e tão diferente do conceito que eu tenho de bola. Mesmo, mesmo deliciosa. Vão por mim.

IMG_0594

IMG_0598

IMG_0601

IMG_0604

Chef Tiago Bonito
Pastel de nata com um café Ristretto e um cheirinho

A inspiração para esta sobremesa foi um hábito muito nosso. O café com cheirinho e um pastel de nata. O Chef Tiago Bonito reinterpretou este gesto num petit gâteau de pastel de nata, uma bolacha de massa folhada deliciosa que sabia a palmier, acompanhada com gelado de canela e uns apontamentos de limão e aguardente envelhecida. E claro, um Ristretto para complementar e ajudar a cortar o doce. Uma sobremesa que os amantes de natas não vão querer deixar passar.

IMG_0607

IMG_0621

Chef Henrique Sá Pessoa
Trufa de Chocolate e Espresso Decaffeinato

Para terminar em beleza, Henrique Sá Pessoa trouxe-nos uma trufa de chocolate maravilhosa. Um cápsula de chocolate crocante com um recheio aveludado. Não era muito doce e, por isso, penso que foi a melhor forma de terminar a refeição. A acompanhar, bebi um Decaffeinato.

IMG_0623

IMG_0635

IMG_0642

Foi uma experiência maravilhosa poder ver os chefs a empratar o “protótipo” da nossa refeição. Para além disso, foi bom aperceber-me de que estes prestigiados chefs são pessoas simpáticas, humildes e acessíveis, sem qualquer tipo de pretensão. Aliás, fiquei super contente quando a meio da apresentação da sua sobremesa, o Chef Henrique Sá Pessoa me reconheceu e me disse imediatamente olá. Lembrava-se de mim do evento no Alma, onde estive há umas semanas.

IMG_0649

Um obrigada à Nespresso pelo simpático convite para esta experiência gastronómica!