Food Lifestyle Restaurants

This is why we love Valentine’s Day.

February 16, 2017

Para além de ser uma desculpa para um plano a dois, o Dia dos Namorados é uma feliz ocasião para os foodies. Isto porque muitos restaurantes têm um menu exclusivo para comemorar a data. Há uns quatro anos, fomos ao Bonsai e eles tinham uma petit gâteau com um recheio de chá verde divinal e que só está disponível neste dia. De há três anos para cá, a escolha tem sido o Midori no Penha Longa Resort, onde acabámos por ficar para o dia seguinte.

Como sempre, fomos recebidos calorosamente quando fizemos o check-in. Trouxeram-nos dois copos de champanhe que agradecemos, mas estávamos atrasados para jantar e ainda queríamos ir ao quarto.

Já no Midori e cheios de fome, sentámo-nos e vieram ter connosco de imediato. Pedimos chá preto e água e espreitámos a ementa para tentar antecipar o que aí vinha.

Lollipop de Sashimi de Salmão
Sashimi de Salmão com Película de Tangerina, Pimenta Sansho e Caldo de Frango Tostado

Este foi o primeiro prato a chegar à mesa. Não achei wow. O caldo de frango tostado estava demasiado salgado e achei que devia haver uma ordem para comer cada um dos dois elementos, mas quando perguntei, a senhora deixou ao nosso critério. Comecei pelos lollipops — salmão, com maionese e raspa de tangerina. O peixe era bom, mas não me entusiasmou. O caldo foi a seguir e anulou a frescura do salmão, que tinha sido o ponto alto do prato. Se calhar, teria feito sentido se o caldo estivesse a assumir o papel de soja e fosse apenas para mergulhar o salmão, mas eu não sou chef! NEXT!

IMG_1043

Nigiri de Lula
Nigiri de Lula Grelhada ao Teppan com Batata Crocante, Manteiga de Chipotle e Alho

Se a lula não estivesse tão dura, este prato teria sido um potencial favorito. Os sabores estavam lá e a batata crocante fez-me sorrir imediatamente. Estava mesmo muito bom, mas estive numa luta com a lula! :D Ahahaha!

IMG_1045

Nigiri de Unagi com Maracujá
Nigiri de Engui Gralhada ao estilo Japonês com Teryaki Crocante de Maracujá

Apesar de não ser o mais fotogénico dos pratos deste jantar, este foi um dos favoritos. Teriaki + maracujá — não precisam de dizer mais nada. Repetia mais 3 ou 4 vezes.

IMG_1050

Yakisoba de Carabineiro
Massa Yakisoba Salteada com Pimentos, Cogumelos e Alga Wakame, Carabineiro e Jus da sua Cabeça

É raro não gostar de yakisoba e este prato tinha tudo para ser bom. Correspondeu à expectativa. Nem melhor, nem pior.

IMG_1055

Katsudon de Pintada
Arroz Salteado com Trufa, Panado de Pintada Marinada em Yuzu e Gema Cozinhada a baixa temperatura

Este prato disputou o lugar de favorito com o Nigiri de Unagi. Estava delicioso! A gema tinha uma textura de gel denso e o panado estava bastante crocante e muito bem temperado. O yuzo deu-lhe a acidez perfeita. O arroz estava bom, mas achei que o caldo era demasiado salgado e acabava por se sobrepor a todos os outros elementos.

Disseram-nos que no menu do restaurante tem este prato, mas em vez de pintada, leva porco preto e que, pelos vistos, tem bastante sucesso. Fica a dica para o caso de quererem experimentar o Midori.

IMG_1059

Chocolate com Wasabi e Gelado Cremoso

Normamente esta é a minha parte favorita. Foi o prato que mais me marcou no ano passado e este ano as expectativas eram altas. Achei interessante a combinação de sabores: wasabi e chocolate resultam na perfeição. O gelado e os merengues tinham wasabi e juntamente com o coulis cítrico e a esponja, acabavam por equilibrar a densa mousse de chocolate (lábios). O meu problema é que não era só mousse. Tinha uma geleia super compacta e o que me pareceu ser massapão — mega turn off para mim e não consegui terminar! :D São gostos, claro!

IMG_1065

Overall, a refeição foi boa e o serviço foi impecável. Pagámos €67 por pessoa pela experiência.


 

M I  D O R I

Penha Longa Hotel Golf Resort
Estrada da Lagoa Azul
Sintra
2714-511 Lisboa