Antes de irmos para o Japão, já nos tinham dito para não perdermos a oportunidade de experimentar a street food. Então, aproveitámos a nossa visita ao Ueno Park para riscarmos mais uma coisa no nosso programa infinito.
Quer em Tokyu, quer em Kyōto, só encontrámos barraquinhas com street food à entrada ou à saída de templos. E estavam no sítio certo à hora certa.
A oferta era muita, mas a nossa prioridade neste dia era experimentar okonomiyaki, a tão badalada omelete japonesa. Não sabíamos qual das duas coisas que comemos correspondia à iguaria, mas depois de provar, foi fácil perceber. A imagem que vêem em baixo corresponde ao tal omelete, mas servida em restaurante é completamente diferente, pelo menos visualmente. Aqui cozinha-se em formas, no restaurante é feita em cima de uma chapa na nossa mesa e somos nós que controlamos quão cozinhada queremos.
A okonomiyaki tem tudo e mais alguma coisa. Ao contrário das nossas omeletes, estas têm menos ovo e mais extras. Depois de cozinhada, é pincelada com soja e metem maionese por cima. Era deliciosa.
A outra coisa que experimentámos parecia uma panqueca de legumes e admito que foi a minha cena favorita. A massa era super fofa e os legumes estavam bem temperados. Estou a salivar só de me lembrar. Não falhem esta maravilha quando forem a Tokyo.
Provámos estes palitos de batata doce fritos com açúcar em Kyoto e digo-vos que eram maravilhosos! Bom snack! Outro snack que também comi sempre que tive oportunidade foi a rice cracker. Mas escolhia sempre a minha com sabor a ameixa. Tinha um açúcar quase caramelizado por cima e era mesmo mesmo boa. O Fred escolhia sempre a de wasabi, que sabia a peixe. Blergh!
Esta espiral de batata ficou por comer. Damn! :( (Esta e muitas outras coisas.)
Para sobremesa, levámos esta banana coberta com chocolate crocante. Era boa, mas o que tínhamos comido antes superou tudo.
Se por acaso, não tivéssemos onde gastar o nosso tempo e os nossos yens, podíamos sempre ler a palma da mão. Preferimos não ter um computador a dizer-nos o que é que o futuro nos reserva.
Se pensavam que eu já tinha desistido dos meus posts desta viagem incrível ao Japão, desenganem-se, porque vão ter me gramar! :)