Food Japan Places Restaurants Travel

Japan: Day 6 • Kyoto – Katsukura

August 26, 2017

Várias reviews diziam que este era o melhor spot para comer Tonkatsu, que é basicamente um panado de porco com panko (pão ralado japonês). Parece super banal, mas acreditem — é de outro mundo.

Tínhamos acabado de deixar as malas no hotel e voltámos à estação para almoçar. Andámos às voltas à procura do restaurante, mas lá o encontrámos. Felizmente, chegámos no timing certo — 5 minutos depois, estava uma fila enorme à porta. Ficámos sentados na ponta de uma longa mesa que dividimos com mais 10 pessoas.

IMG_5051

O menu não tem muito mais do que os tais panados e tempura. Pedimos o tão afamado Tonkatsu nas suas duas versões loin e fillet e deram-nos logo um kit DIY, para irmos adiantando trabalho. Um taça com sementes de sésamo e um utensílio de madeira para as esmagar. Depois adicionávamos um de 3 molhos e fazíamos o nosso dressing para a salada de couve.

IMG_5052IMG_5053IMG_5055IMG_5056

Os molhos estavam naquele tabuleiro e era servidos com uma conchinha de madeira. Um era picante com maçã e ameixa, outro era de yuzu, um citrino japonês e depois havia o ‘molho da casa’, com vinho tinto, maçãs e tâmaras.

IMG_5058IMG_5059IMG_5060IMG_5061IMG_5063

Eu sei que as fotos não são muito entusiasmantes, mas aposto que quem já provou este tonkatsu, está neste momento de água na boca. A sopa de miso era maravilhosa, mas acho que até a sorvi mais depressa para provar a iguaria. Para além da couve ralada, o prato vinha acompanhado com arroz.

IMG_5066IMG_5064IMG_5069

É indescritível — a carne mais tenra, envolta no polme mais crocante de sempre, maravilhosamente temperada e cozinhada. Foi uma experiência e tanto! Se forem a Kyoto, façam um favor ao vosso palato e vão ao Katsukura.