Food Lisboa Restaurants

O Asiático

January 16, 2018

Andava desejosa de experimentar um dos mais recentes projectos do Chef Kiko. Depois da boa experiência d’O Talho, as expectativas estavam altas. Chegámos e fomos encaminhados para a sala. Felizmente estava um dia lindo — a luz natural e quente que iluminava o espaço, deixou-me os olhos a brilhar.

IMG_8212

O restaurante divide-se em duas salas. Uma grande onde se encontra a cozinha e outra pequena no primeiro andar. Ao fundo, o envidraçado por onde passa a luz, guarda a chuva, enaltece o espaço. A luz e os apontamentos de verde trazem-nos a serenidade de quem faz uma refeição ao ar livre.

IMG_8205IMG_8162.jpgIMG_8149IMG_8153

Do nosso lugar, conseguíamos espiar a equipa que, sem grande alarido, preparava o nosso almoço na cozinha. Trouxeram-nos a carta e pedimos sugestões. Fizemos o pedido e logo a seguir trouxeram-nos o couvert.

IMG_8156

O couvert vinha numa cesta com papadum, gema cozinhada a baixa temperatura em molho de ostras e manteiga de wasabi.

IMG_8157.jpgIMG_8174

Começámos por um prato frio, o Ceviche do Laos, que foi também o prato favorito do Fred. É atum marinado com citronella, lima kaffir, com leite de tigre e de côco e cebola. Ele não gosta de côco, por isso imaginem o poder persuasor dos sabores. Mega fresco, deixou o palato super receptivo ao resto da refeição.

IMG_8175

Este foi o meu prato favorito. É um Rosbife Coreano e para além do novilho leva cogumelos shiitake, puré de bróculos, bimis e flor de lótus frita. A carne derretia-se na boca e havia um equilíbrio perfeito entre sabores e texturas. Yum, yum! 

IMG_8185

Seguiram-se as Gyozas e o Tofu de Camarão, com amendoins, pickle de cogumelos shimeji e molho tom yum. Avisaram-nos que este seria o prato mais picante da carta e admito que fiquei assustada. Mas não foi assim tão mau. Só fiquei com os lábios a arder no fim, mas passou rápido. Eram muito boas, mas prefiro gyozas cozinhadas a favor e passadas levemente para frigideira, porque se tornam mais tenras e não ficam secas. Já os amendoins e os cogumelos eram maravilhosos.

IMG_8194

O Bao veio de seguida e não é mais do que uma sanduiche com pão feito ao vapor (a minha perdição), barriga de porco confitada, camarão, wasabi e uma salada com um molho delicioso. Barriga de porco não é a minha cena, porque eu não tolero a textura da gordura, ainda assim, comi a minha parte toda. O pão dos buns é que me faz o dia. Maravilha!

IMG_8201

Para terminar, decidimos dividir uma sobremesa, porque eu já não tinha espaço para muito mais. Escolhemos o Chocolate e Wasabi, que consiste num bolo de chocolate negro com camadas de ganache, creme de yuzu (um citrino asiático), morango e ervilhas de wasabi crocantes. Sinceramente, depois do nível da refeição, a sobremesa desiludiu um pouco. Gostava que os sabores e as texturas fossem mais especiais e contrastantes. Achei meh.

Acompanhámos a refeição com um chá indiano que não achei grande coisa. Já o Fred gostou, mas eu estava à espera de sabores mais quentes. No geral, foi uma boa experiência e fiquei curiosa com o resto da carta.

O Asiático 
R. da Rosa 317,
1250-083 Lisboa

Preço/Pessoa: +/- €40