Food Porto Restaurants

Tapabento

February 1, 2018

Este foi o dia de mais round Yes (or No) to the Dress, desta vez no Porto. Fui com a minha mãe Lulas (Lúcia), a minha madrinha, Sá (Sara) e a amiga da crew de sempre, Ju (Joana). Saímos mais cedo da prova da manhã e só tínhamos mais duas da parte da tarde. Depois de tentarmos almoçar na Cantina 32, que já estava sem reservas, procurei rápido um outro spot no FourSquare. Tapabento — pareceu-nos bem. Liguei e reservei mesa para 5 minutos depois.

Mesmo ao lado da estação de São Bento, o restaurante confunde-se com as fachadas seguidas que limitam a rua do lado oposto. Entrámos e subimos ao primeiro andar. O sol de inverno batia-me nas costas e deixou-me a sentir em casa. Tal como quem se sente em casa, pedimos quatro sopas: duas de legumes e duas de peixe. Estavam ambas ridiculamente quentes e deliciosas! :)

IMG_1115

Depois chegou a nossa Tortilha de Batata. Estava boa, mas podia ter mais uma pedrita de sal. Vá e um bocado de bacalhau, que estava mesmo a pedi-las! :D Agora a sério, estava muito boa e foi a favorita da minha mãe.

IMG_1131.jpg

Os Revueltos de espargos e cogumelos frescos tinham a mais o que a tortilha tinha a menos: sal. Não em exagero, mas notava-se. São ovos com espargos, cogumelos e espinafres — não há muito por onde falhar.

IMG_1133.jpg

Para beber, pedimos uma limonada e uma água. E aproveito para manifestar o meu desagrado extremo quando me trazem água DA TORNEIRA, a metem numa garrafa fancy e me fazem pagar por ela. Fico doente. No Japão, traziam-nos sempre dois copos de água antes de fazermos o pedido. É um gesto bonito. Mas não, o português gosta mais de ser chico esperto. Isso irrita-me. Por acaso não olhei para a conta para ver se pagámos a água, mas já fui a sítios em que paguei este conceito ridículo e não gostei.

IMG_1140.jpg

Depois da revolta da água, passamos para a Tosta de Rosbife Angus, que aparece no canto da foto em cima. Vinha coberto de rúcula, por isso é que não se vê nada. O pão era tipo de hambúrguer e a carne não estava espetacular. Esperava uma carne (ainda) mais tenra.

O Tataki de Atum Selvagem, que na foto até parece salmão, vinha com uma bola de gelado que, com a euforia nem me apercebi de que sabor era. Mas estava bastante bom!

IMG_1143-2.jpg

E agora apresento-vos uma das melhores sobremesas que já comi na minha vida: Espuma de Amendoim com gelado, toffee, crocante de amendoim e crumble de cacao. É de sonho! Se eu mandasse, esta seria a sobremesa do meu casamento! Um aveludado leve de amendoim cheio de textura graças ao crocante de amendoim. Ao fundo, mais denso, um gelado de sonho que ajuda a tornar esta iguaria memorável. Eu juro que não estou a exagerar. Depois da primeira colher, levei a mão à cabeça e estive a reflectir sobre o que tinha acabado de acontecer. E não fui a única na mesa a sentir o mesmo. A minha mãe chegou a casa e contou logo ao meu pai, para ele tentar replicar com a sua sous chef bimba (Bimby). A Sara partilhou do drama comigo, porque passámos o resto do dia a falar disto.

IMG_1147.jpg

A segunda sobremesa que optámos dividir foi o Brownie com texturas de caramelo  e avelã —  parece incrível só pelo nome, right? No entanto, foi consensual: esta sobremesa era só ok. O brownie não era espetacular em termos de sabor. O gelado era bom, mas também não fez a diferença e, aquele pedaço de biscoito fez-me lembrar a parte de dentro de um chocolate chamado Crunchie, conhecem? Mas tinha um sabor um bocadinho mais torrado. Devíamos ter começado por esta primeiro, para não termos a fasquia tão elevada.

IMG_1150.jpg

Em suma, foi uma refeição agradável, num dia bonito de inverno, num espaço que podia ser a casa de uma avó e onde fomos bem recebidas. É sempre bom quando experimentamos um sítio novo e descobrimos sobremesas favoritas!

 

Tapabento
R. da Madeira 222,
4000-069 Porto

Preço p/Pessoa: +/- €20