Food Lisboa

HAO NIAN by Boa-Bao

February 17, 2018

IMG_0776.jpg

Entramos no novo ano chinês da melhor forma: a comer. Apenas durante este fim-de-semana, o Boa-Bao tem um carta com pratos exclusivos que podem combinar com a carta normal. Uma refeição meaningful, cheia de pequenos pormenores e bons presságios que nos fazem sorrir. Eu tive a oportunidade de experimentar estes pratos e digo-vos o que não podem perder.

IMG_0779.jpg

Comecem por beber o cocktail especial do ano do cão,  à base de conhaque, a bebida alcoólica mais consumida na China. Refrescante e quente ao mesmo tempo, é perfeito para abrir o apetite e brindar a novos desafios.

IMG_0785.jpgIMG_0757.jpg

Para entrada, deliciem-se com uns Chūnjuǎn, que é como quem diz, crepes primavera de pato à Pequim. São a entrada mais comum nesta época. Dourados e super crocantes, representam barras de ouro e trazem prosperidade para o ano novo. Também como entrada, podem pedir uns Jiaozi, dumplings de porco, camarão, couve e rabanete. Quantos mais conseguirem comer, maior o número de zeros na vossa conta! Ahahaha! Se tiverem de escolher, vão pelos primeiros! Os sabores e as texturas cativaram-me mais do que os dumplings.

IMG_0800.jpgIMG_0814-2.jpg

Podem seguir com Changshou Mian ou “noodles da longevidade” com porco, cogumelos shitake e bok choy. As massas com 60 cm de comprimento são presságio de uma longa vida, feliz e saudável. Também gostei muito deste prato. O gengibre dá-lhe um toque incrível.

IMG_0838.jpg

O peixe é um dos principais alimentos do Novo Ano Chinês e é sinónimo de abundância. Tángcùyu é um prato de robalo agridoce com legumes e ananás. Dado o seu significado é servido inteiro e a sua cabeça deve apontar na direção da pessoa mais velha ou mais importante da mesa como sinal de respeito. É delicioso! Um dos meus pratos favoritos e também o mais difícil de fotografar!

IMG_0848.jpg

Por fim, deliciem-se com umas Jian Dui, que são bolas fritas de arroz glutinoso e sésamo com recheio de feijão adzuki. Redondas e douradas, aumentam o seu tamanho quando são fritas e representam o crescimento de uma empresa no novo ano. Eu não sou fã de feijão adzuki mas fantasiei com recheio de amendoim ou chá verde! Ahahaha! A massa de fora, porém, é viciante.

IMG_0853IMG_0854

Podem comer toda uma refeição do menu novo ou conjugar alguns pratos com a carta normal, mas apenas durante este fim-de-semana. Aproveitem e faço um plano entre amigos! Todas as ocasiões são boas para celebrar e é sempre uma experiência cultural! :)

HAO NIAN!