Hotels Restaurants Travel

Areias do Seixo

April 17, 2018

Há pouco mais de uma semana, fomos conhecer o Areias do Seixo, um hotel de charme, inserido num cenário invejável.  Com apenas 14 quartos, situa-se perto da Praia de Santa Cruz, onde o mar, as dunas e o verde do pinhal se encontram numa paisagem quase poética.

O Hotel

Chegámos ao hotel e tivemos de tocar à campainha. Vieram-nos receber à porta: o hotel cheirava a lareira acesa. Logo à entrada, estavam imensas bicicletas à disposição dos hóspedes para passear pela zona. Todos os empregados vestiam roupas de linho largas e admito que ficámos um bocado baralhados. Como o check-in só podia ser feito às 16H, deixámos as malas e fomos almoçar ao Noah, um restaurante deles junto à praia.

Todo o hotel é em betão, madeira e pedra. Avisaram-nos logo que os quartos não tinham televisão, mas que se quiséssemos ver um filme podíamos fazê-lo na Sala da 7.ª Arte.

IMG_4085.jpgOk, devo admitir que, enquanto designer gráfica, este tipo de letra me fez um bocado de comichão, mas depois passou. Este era o canto da reciclagem.

A Recepção

O Exterior

A saída para as traseiras do hotel era linda. Ao fundo das escadas, uma imponente porta de madeira revelava uma mancha verde, que contrastava maravilhosamente com o betão, numa paisagem de serenidade.

O hotel apenas dispõe de piscina exterior, que segundo eles, é aquecida por painéis solares, mas o tempo não ajudou e apesar de não parecer pelas fotos, este foi dos únicos momentos em que não choveu e o sol brilhou um bocadinho.

O Spa

IMG_4256.jpgAinda ponderámos ir fazer uma massagem ao spa, mas admito que as descrições (e alguns preços) não nos convenceram.

O Restaurante

A recepção, a mercearia, o restaurante e o bar partilham o mesmo open space. A decoração é um mimo. Entre o restaurante e a recepção, há uma zona de lounge com uma lareira que estava sempre acesa. Algures na nossa tarde, fomos sentar-nos a magicar pormenores sobre o casamento.

Fizemos apenas uma refeição aqui. A verdade é que não nos pareceu haver muito mais opções à volta e acabámos por ficar pelo hotel. O tempo também não estava muito convidativo para sair. Eu ainda tinha a barriga cheia do almoço no Noah (outro restaurante do grupo) e quis comer algo muito simples e leve.

A carta não era muito apelativa para mim. Pareceu-me ser um menu a pensar em hóspedes estrangeiros: comida de conforto portuguesa com alguns twists. O Fred pediu um prato de vitela, que adorou, e eu pedi a carta vegetariana e acabei por escolher uns ovos mexidos com cogumelos. Os ovos estavam maravilhosos, mas os cogumelos bastante salgados, o que me deixou um bocadinho frustrada, especialmente porque estava a pagar €22 por aquele prato. O prato do Fred deve ter sido €26, €27 e, pela diferença, compensou largamente.

Acabámos por nem pedir sobremesa, porque  o Fred não fez muita questão e a única que me apetecia da carta era leite creme — que tinha comido ao almoço.

A Mercearia

Logo em frente à Recepção, há um cantinho dedicado à venda de alguns produtos locais e artesanais.

O Quarto

Os quartos do hotel têm todos nomes diferentes e o nosso era o “Que Voa”, que segundo o que estive a ver é um dos quartos Gold. Todo em betão, com uma clarabóia na zona da casa de banho que iluminava toda a entrada e com o quarto virado para o jardim. A lareira e os elementos de madeira acabavam por constrastar com o betão frio.

À noite vieram-nos acender todas as velinhas espalhadas pelo quarto — mas podiam ter deixado um delighter. Wink wink! Aquele chocolatinho em cima da almofada deixa-me sempre muito feliz!

Admito que não fui muito fã da escolha dos têxteis e das poltronas. Este interior pedia uns linhos em tons neutras. À nossa espera, tínhamos bolachinhas caseiras de mel e canela, uns biscoitos salgados e duas peças de fruta.

No domingo de manhã, tentámos tomar banho nesta banheira, mas foi toda uma aventura. Parecíamos estar a conseguir encher a banheira, mas havia uma fuga e não tivemos sucesso. Levantámo-nos num salto quando tentámos ligar a hidromassagem,  porque a água gelada começou a ser projectada de repente contra os nossos corpos quentes — e não parava. Não estava destinado. Acabámos por ir para o walk in shower.

A Estufa

No jardim há uma estufa com pormenores giros, onde costumam fazer eventos. É mais um cantinho para descobrir.

IMG_4150.jpgIMG_4226IMG_4228.jpgIMG_4234.jpgIMG_4236IMG_4237

A Fogueira

Este pormenor no jardim fez-me lembrar os meus tempos de escuteira, mas numa versão mais fancy. Nos acampamentos havia sempre uma zona dedicada ao fogo de conselho, onde acabávamos por nos reunir todas as noites para conversar e beber chá à volta das chamas quentes. Que saudades que eu tenho disso!

A Praia

A menos de 10 minutos a pé chegamos à praia. As dunas são lindas e ainda nos perdemos por lá um bocadinho. Havia um banco de madeira em cima da arriba, onde me sentei a contemplar o mar. A rebentação das ondas e o som do mar exercem um certo magnetismo em mim. Certamente saberão do que estou a falar.

IMG_4189.jpgIMG_4214.jpgIMG_4169.jpgIMG_4182.jpgIMG_4178.jpgIMG_4191.jpgIMG_4207.jpg

Quanto fizemos o check-out, ofereceram-nos um pacotinho de bolachas caseiras, iguais às que tínhamos no quarto. Um gesto simpático. :) A experiência foi gira, mas compensa muito mais ir com bom tempo, de forma a podermos usufruir de todo o hotel, da piscina e da praia. É, sem dúvida, um sítio  incrível para descansar e para nos alhearmos um bocadinho das nossas rotinas.