Cooking Food

Cheesecake Japonês

April 11, 2020

A quarentena tem-nos dado o tempo que precisávamos para experimentar coisas novas.  Coisas essas que fomos adiando para o momento certo que nunca chegou. Hoje aproveitei para fazer um doce que me levou ao Japão sem sair de casa. Numa viagem rápida, fui e vim de boca cheia e olhos fechados.

A primeira vez que o provei foi na nossa primeira viagem a Tóquio. No Cheese Garden, no Tokyo Solamachi (um centro comercial na base da Tokyo SkyTree), têm um menu de degustação com cinco tipos de cheesecake. Havia uns mais enjoativos e este. Na nossa lua-de-mel, quando voltámos a Tóquio, arrastei o Fred até aqui só para poder comer uma fatia deste cheesecake.

O cheesecake japonês é possivelmente um dos meus doces favoritos. É leve, delicioso e tem uma textura absurdamente viciante. Um prazer que não vai durar muito cá em casa, parece-me. Aqui está a receita para que possam experimentar! Depois digam-me o que acharam! :)

Ingredientes
200g de queijo creme
6 ovos
140g (70g+70g) de açúcar
90g de farinha
80mL leite
55g de manteiga sem sal
1/2 colher de café de sal fino
raspa de um limão
1 colher sopa de sumo de limão

1. Separar as gemas das claras e colocar as claras não batidas no frigorífico. Preparar a forma de 20cm de diâmetro sem fundo amovível e colocar papel vegetal na base, untando primeiro o fundo com manteiga. Pré-aquecer o forno a 160ºC.

2. Colocar o queijo creme, a manteiga, o leite e 70g de açúcar num tachinho e aquecer no fogão, em lume brando, mexendo sempre até ficar uma mistura homógenea. Não deixar aquecer muito, apenas o suficiente para os ingredientes derreterem. Tirar do lume, mexendo sempre para arrefecer um pouco.

3. Juntar a raspa do limão e o sal e mexer.

4. Misturar bem as gemas até ficar uma mistura sem grumos. adicionar a mistura que foi ao lume e mexer simultaneamente.

5. Juntar a farinha, idealmente com uma peneira, para não fazer grumos. Mexer até obter uma mistura homogénea.

6. Retirar as claras do frigorífico e bater em 3 fases. Quando começar a aparecer espuma, juntar 1/3 dos 70g de açúcar e o sumo de limão. Continuar a bater mais um pouco, juntar mais 1/3 de açúcar e repetir para o último 1/3. As claras não devem ficar com picos duros, mas sim moles. A ponta dos picos deve descair.

7. Juntar a mistura às claras e envolver delicadamente, em movimentos circulares de baixo para cima.

8. Colocar na forma e levar ao forno em banho-maria, com água previamente aquecida.

9. Deixar cozer a 160ºC durante os primeiros 40min e depois baixar a temperatura para 130ºC, deixando cozer mais 40min. Por fim, esperar 15min até retirar do forno.

10. Et voilà! Deixar arrefecer e desfrutar desta textura deliciosamente leve.