No âmbito da IV edição do desafio gastronómico, o canal História convidou o Chef Henrique Sá Pessoa a recriar a Última Ceia de Jesus Cristo, adaptando-a ao século XXI. Inspirado nos ingredientes usados na época e nas suas raízes e estilo pessoal, surge um menu composto por quatro pratos diferentes.
A minha Última Ceia foi no restaurante Alma, no Chiado. O espaço é moderno, cosmopolita, mas nada pretensioso. De o dia, descontraído; à noite, intimista. A refeição foi partilhada comigo e mais onze bloggers — o simbolismo do número de discípulos, que tornou a experiência ainda mais especial.
E agora, deixo-vos com o que foi a refeição preparada pelo Chef Henrique Sá Pessoa. E digo-vos que foi especial podermos ver a preparação dos pratos e a cooperação harmoniosa entre o chef e os seus colaboradores.
Couvert
Pão de alfarroba, manteiga fumada e azeite
Entrada
Carapau marinado em salmoura com vinagre de maçã, pickles e óleo de mostarda
Um dos meus pratos favoritos pelo o equilíbrio, estética e abundância de texturas. Estava mesmo delicioso!
Prato de Peixe
Filete de peixe-galo com mel e gengibre, alho francês, avelã e tâmaras
Adorei o contraste do ácido do peixe com o doce do puré de abóbora. E a avelã com a mousse de tâmara só elevaram ainda mais o prato.
Prato de Carne
Lombo de borrego com crosta de pinhões, chalota assada, puré de maçã e molho de pimenta
Não foi o meu favorito, especialmente porque não sou muito fã de borrego,mas estava bastante bom.
Corta-sabores
Gelado de maçã com merengue de caipirinha e cubinhos de maçã Granny Smith
Um corta-sabores serve para fazer reset ao nosso palato para podermos disfrutar da refeição que se sucede sem haver interferência dos sabores dos pratos anteriores. Estava óptimo: fresco e ácido como deve ser. A criativa combinação da maçã com a caipirinha sob a forma de merengue resultou na perfeição.
Sobremesa
Bolo de frutos secos e especiarias com gelado de gengibre e nozes caramelizadas
A sobremesa era divinal. À primeira vista, não criei muitas expectativas, mas depois de provar mudei de ideias. O bolo tinha uma consistência maravilhosa, já para não falar da textura. Os frutos secos tornaram o bolo bem mais interessante estava húmido q.b..Depois com o gelado de gengibre (adoro gengibre), a sobremesa tinha tudo para ser um sucesso. Juntamente com a entrada, foi definitivamente o prato que mais me agradou.
Podem conseguir esta experiência no restaurante Alma até ao fim do mês. O preço da refeição é de €60 sem bebidas incluídas. Se não quiserem perder a oportunidade, façam já a vossa reserva!
Todo este desafio fez parte de um programa que o canal História lançou em exclusivo no dia 18 deste mês para celebrar a Páscoa. Chama-se A Última Ceia e podem vê-lo até hoje, nos seguintes horários: 16H05, 17H35, 19H05, 21H55, 23H30.
A ULTIMA CEIA – ENRIQUE SAPESSOA from The History Channel Iberia on Vimeo.