Para esta primavera, a Marc Jacobs lançou um trio de fragrâncias de edição limitada: Daisy Blush, Daisy Blush Eau So Fresh e Daisy Dream Blush. O packaging deixa-nos logo antecipar um aroma floral. Nem sempre presto atenção às notas dos perfumes, mas com estes três tive curiosidade por terem sido lançados ao mesmo tempo. Quis perceber a diferença e achei que seria interessante partilhar convosco.
Para perceber as terminologias usadas na categorização das notas olfactivas, fui pesquisar um bocadinho e explico-vos aqui. Se gostam de perfumes, vão gostar de perceber esta parte.
As notas de cada perfume podem ser divididas em três classes: cabeça/topo, coração/meio, base/fundo e podemos visualizá-las numa pirâmide. Estas classes representam diferentes momentos no tempo, desde que o perfume é aplicado na nossa pele.
Cabeça
Top Notes
Estas são as notas que sentimos imediatamente depois de metermos perfume. Estas notas são compostas por moléculas mais voláteis que rapidamente se dissipam. E, apesar da sua curta duração, são as notas que nos fazem comprar um perfume — super importantes, portanto. As notas de coração e de fundo são muitas vezes determinantes para a formação destas top notes.
Duração: 5 a 10 minutos
Coração
Middle Notes
Estas notas podem ser percebidas depois da evaporação das notas de cabeça. São as principais notas das fragrâncias e são habitualmente suaves. As notas de coração servem também para que as notas de fundo não apareçam cedo demais.
Podem ser sentidas após 2 minutos até 1h depois da aplicação do perfume.
Duranção: de 2 a 6 horas
Base
Base Notes
As notas de base começam a aparecer quando as de coração se dissipam. O momento alto do perfume é quando é possível sentir as notas de coração e de fundo, o que pode acontecer a partir dos 30 minutos após a aplicação. Estas notas dão profundidade e solidez ao perfume e fazem com que se fixe durante mais tempo. Para além de terem uma função olfactiva, são também os alicerces do perfume, pois seguram e fortificam as notas de cabeça e de coração.
As moléculas que compõem estas notas são mais pesadas e menos voláteis, pelo que evaporam mais lentamente e persistem na pele durante mais tempo.
Duração: até 8 horas (há excepções que podem durar até 24h)
E com esta mini explicação, já ficam umas pros em perfumes. E vão saber o que é que vão sentir quando forem experimentar estes.
Daisy Blush
Um bouquet de flores frescas na nossa pele.
Cabeça: pêra gelada, nenúfar e bergamota
Coração: lírio-do-vale, mimosa e madressilva
Base: almíscares e madeiras preciosas
Daisy Blush Eau So Fresh
Descontraída, floral e frutada.
Cabeça: tangerina, maçã e toranja rosa
Coração: rosa, lírio-do-vale, frésia
Base: néctar de damasco, madeira de cedro e almíscar
Daisy Dream Blush
Um floral fresco com uma base duradoura.
Cabeça: folhas de violeta, nenúfar e bergamota
Coração: rosa, lírio-do-vale, frésia
Base: vetiver, almíscares claros
Penso que com isto vai ser mais giro escolher um deles. Vão tentar descodificar os aromas que correspondem às notas de topo do perfume. Se quiserem fazer a experiência, peçam uma amostra, levem para casa e tentem perceber os momentos em que podem sentir cada uma das classes de notas olfactivas.
Podem encontrar qualquer um destes novos perfumes à venda na Perfumes & Companhia.
Espero que tenham gostado da lição n.º 1 de Teoria do Perfume. Ahahaha! :) Achei interessante partilhar convosco.
Bom fim-de-semana!