- Em qualquer restaurante ou café, temos de reservar lugar antes de pedir. Se estivermos sozinhos, um casaco na cadeira ou um livro em cima da mesa é o suficiente.
- É comum haver um cesto para colocarmos a nossa mala junto à cadeira em cafés/restaurantes.
- Os japoneses são conhecidos pela sua cordialidade, mas a quantidade de vezes que eles fazem vénias surpreendeu-me. No último hotel onde ficámos, o sorriso e a vénia eram dois dos aspetos que nos pediam para avaliar.
- Este povo almoça e janta muito cedo. Foram várias as vezes que deixámos passar as horas e só nos safámos com comida de supermercado.
- Se viram as minhas Stories, devem ter reparado na sanita XPTO do hotel. Fiquem a saber que até em espaços públicos existem sanitas aquecidas, com som, função de bidé, ambientador e algumas até com massagem. Weird, huh?
- Nas casas de banho públicas não é comum haver papel para limpar as mãos. Os japoneses trazem uma toalha pequenina sempre com eles para se limparem.
- A entrada dos autocarros é feita pela porta traseira e a saída pela frente. Só no fim da viagem é que se valida o bilhete.
- Nas estações de metro passam constantemente gravações de pássaros a chilrear.
- No Japão, conduze-se à direita.
- As toalhas de banho de todos os hotéis onde estivemos eram do tamanho de uma toalha de mãos.
- Há toda uma metrópole no underground: restaurantes, cafés, supermercados e marcas como Prada, Gucci, Bottega Veneta, etc.).
- No metro existem várias revistas gratuitas só com ofertas de trabalho.
- É difícil encontrar um caixote do lixo, no entanto está sempre tudo incrivelmente limpo. Em muitos sítios encontrámos cartazes da dizer “Please bring your trash home”.
- Tatuagens à vista, bikinis ou fatos de banho reveladores são proibidos nos banhos públicos e mesmo na piscina/jacuzzi dos hotéis.
- Ao domingo fecha tudo às 21h.
- Os templos e os museus fecham às 17h e não vale a pena tentar entrar depois das 16h30.
- No metro, é pedido para metermos o telemóvel em silêncio e não fazermos telefonemas. Se o metro estiver muito cheio, pede-se que se desliguem os telemóveis junto aos lugares prioritários.
- Sempre que chegamos a um café ou restaurante, trazem-nos um copo de água gelada imediatamente.
- Há vários posters a pedir para contactar imediatamente as autoridades, caso se veja algo suspeito.
- No metro há sentidos definidos para quem vai em direções opostas. Acreditem que mudar de direção quando está uma multidão a sair do metro é praticamente impossível.
- Para uma entrada mais ordeira e rápida no metro, existem 3 filas para quem vai para a direita, para a esquerda ou em frente.