Houve muitos pedidos para partilhar a minha receita de bolonhesa. Na verdade não era para ser bolonhesa, admito! Era para ser carne para burritos, mas não me apeteceu fazer arroz e então decidi que ia ser bolonhesa!
As quantidades não são exactas porque eu faço tudo a olho e vou provando. Para fazer este prato vão precisar de:
- 500g de carne de vaca picada (se possível, carne alentejana)
- 1 lata pequena de feijão preto ou o equivalente de feijão preto cozido
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes alho
- 2 folhas de louro
- 1 pacote de massa de tomate
- 1/2 pacote de natas
- 1 colher de sobremesa de pesto
- oregãos
- pimenta preta
- sal q.b.
- azeite
- piri-piri
Comecem por fazer o refugado com a cebola picada, o alho (picado ou inteiro, como preferirem), o louro e um fio de azeite. Opcionalmente, podem juntar pimento vermelho. Depois juntem a carne e pimenta preta por cima e deixem cozinhar um pouco. Podem juntar um bocadinho de vinho branco se estiverem habituados a usar — na maior parte das vezes não uso. De seguida entra a massa de tomate. Deixamos cozinhar mais um bocadinho e juntamos os oregãos, o pesto e um malagueta de piri-piri. Não se esqueçam de a tirar no fim, se não podem ter uma surpresa desagradável.
Quando a carne estiver cozinhada, juntem o feijão já cozido e as natas e deixem cozinhar uns 5 minutos. E pronto! Finito!
Na escolha da massa sou um bocadinho esquisita. Prefiro tagliatelle ou linguine ao tradicional spaghetti. Eu sei que é tudo massa, mas tenho esta preferência. Cozinho-a com sal, 1 dente de alho inteiro com casca lavado e um fio de azeite.
À parte meto o queijo a gratinar no forno. Não meto todo o prato porque desidrata a massa e a carne. Prefiro passar o queijo para cima da massa. Para quem preferir, pode sempre ralar parmesão, que foi o que eu fiz. O prato da foto com mozzarella derretida é o do Fred.
Experimentem e depois dêem-me feedback! Vou gostar de saber se gostaram! ♥