Food

Sauc *, Barcelona

July 19, 2014

O Saüc é um dos restaurantes do hotel Ohla em Barcelona onde ficámos. O facto de ter uma estrela Michelin foi um factor que ajudou a tomar a decisão relativamente ao alojamento. Quando chegámos ao hotel fomos logo fazer a marcação para o jantar do dia seguinte e, nessa noite acabámos por comer no bistro do hotel. Foi um jantar agradável, à base de tapas, mas um mero aquecimento para o dia seguinte. Penso que aqui a qualidade não fez jus ao aspecto. No entanto, foi uma experiência aprazível.

Agora vamos ao que interessa! No Saüc, o atendimento foi exímio, staff super atencioso, com um inglês esforçado mas nem sempre perceptível. É sempre engraçado ouvir um espanhol a falar inglês. Houve alturas em que não sabíamos o que estávamos a comer. Penso que isso fez também parte da experiência. Pelo menos, ainda rimos bastante.

IMG_8459

IMG_8465

Os pratos eram muito bonitos, faziam lembrar galáxias.

IMG_9102

IMG_8460

Esta entrada trazia um tipo de azeitonas espanholas e umas gomas de azeitona. Para quem não é apreciador não é a melhor sensação, especialmente porque associamos a textura a um sabor específico e… SURPRESA! É azeitona e azeitona ligeiramente doce. É priceless ir experienciando tudo isto e ter connosco um rosto familiar com quem vamos partilhando expressões faciais de todos os tipos. As palavras são acessórias.

IMG_8461

Este amuse-bouche era uma desconstrução do tradicional pão com tomate espanhol. O conceito reunia várias formas de apresentação destes elementos essenciais. Levava tomate gelificado e tomate seco, por exemplo.

IMG_8468

Curd de parmesão, amêijoa e caviar de arenque. Interessante, mas não muito marcante.

IMG_8466

IMG_8469

Fígado de pato cremoso (foie gras), biscoito de cebola, limão e vinho doce. Demasiado para mim. Uma ou duas colheres teriam bastado. É bastante enjoativo também devido à textura cremosa mas pesada que apresenta.

IMG_8477

Salada de barriga de atum com couscous

Agradável, nada de transcendente. O intenso sabor do atum contrastava com a falta de sabor nos couscous e assim acabavam por equilibrar o prato.

IMG_8479

Este foi talvez um dos meus pratos favoritos. Ravioli de pato assado com emulsão de fígado, pêra e pinhões. Eu não sou apreciadora de fígado, mas a verdade é que este prato era delicioso.

IMG_8595

Outro dos favoritos foi este filet mignon com azeite de ervas de Provence e legumes assados.

IMG_8481

Porco assado e confitado com batatas e chalotas salteadas. Não achámos incrível, mas bastante banal. E aquela pata de leitão na apresentação ainda nos fez rir.

IMG_8464

Chá para acompanhar a longa refeição.

IMG_8597

Melhor sobremesa. Um explosão de sabores e texturas na boca. Esta sobremesa já não está no menu que o Saüc tem online e por isso não vos sei dizer o que era ao certo. Sei que tinha gelado de morango, de chá verde e morango liofilizado. O bolo era uma espécie de sponge cake que uma vez vi fazer no Masterchef e achei bastante simples. Têm aqui um exemplo, caso queiram experimentar.

IMG_8494

Soufflé quente de cereja com gelado de baunilha.

IMG_0066

Esta sobremesa era o oposto. Só foi equilibrada enquanto o gelado de baunilha durou. O gelado era colocado no meio do soufflé ainda quente e ajudava a neutralizar a doçura exagerada do mesmo. Foi quase um sacrifício acabar de comer, admito.

IMG_8500

Esta sobremesa foi-nos “oferecida” pelo chef. Macarrons de côco, bombons de chocolate branco, uma espécie de Rosegones com pistacho e amêndoa e outros bombons de chocolate cujo recheio já não me recordo. Foi um gesto simpático, mas os sabores não foram memoráveis.

Aqui podem encontrar o menu completo do Saüc. Tendo em conta o preço, não creio que fosse uma experiência a repetir. A refeição ficou aproximadamente €80 por pessoa. Para quem pensa que nunca compensará comer por tanto, esperem pela review do próximo restaurante com uma estrela Michelin (também em Barcelona).

Saüc
Via Laietana, 49,
08003 Barcelona,
Espanha