Beauty

Face Mist Mania

July 22, 2016

 

“Facial mists are today’s toners.”

Os múltiplos benefícios dos chamados face mists conquistaram-me só com a ideia de me poder refrescar ao longo de um dia quente. Remete-me logo para aqueles momentos em que, já a derreter, passávamos por um jardim com os aspersores ligados e éramos refrescadas pelas gotículas de água. Sabia incrivelmente bem. Mas se for só para refrescar, podemos sempre pegar num borrifador e encher com água da torneira. Sempre fica mais barato! :D

Há vários tipos de face mist e é importante saber como usar cada um deles e potenciar a sua ação. Today, it’s all about face mists!

 

TIPOS DE FACE MISTS

Água Termal

Esta água provem de fontes no subsolo e é rica em oligoelementos e minerais com benefícios para a nossa pele. A especificidade e os elementos que compõem estas águas dependem da localização geográfica da sua fonte. São naturalmente ricas em cálcio mineral e selénio, um bom antioxidante. Muitas destas águas tem propriedades calmantes e são ótimas para peles sensíveis.

Uso sempre depois do banho, para acalmar a sensibilidade em algumas zonas do meu rosto.

Água Destilada

A água destilada é boa para fazer uma hidratação básica, mas devemos procurar uma que contenha uma infusão de extratos botânicos nutritivos, óleos essenciais e boosters de hidratação. Os óleos essenciais, para além de acalmar e nutrir a pele, funcionam também como aromaterapia.

Hidrossol

É uma água feita a partir da destilação a vapor de plantas e flores para extrair a sua essência. Estes extratos são mais potentes do que as infusões. A água de rosas é um bom exemplo e é conhecida pelas suas propriedades suavizantes. Algumas destas brumas deixam uma pele luminosa graças a extratos botânicos adicionais, óleos essenciais e ácido hialurónico.

Águas de Fruta

As brumas à base de fruta são mais do que água com infusões de fruta, como aquelas que fazemos para beber durante o dia. A Água de Uva da Caudalie, que uso e abuso, é feita de água extraída de uvas orgânicas. Alimenta a nossa pele com potássio e vitamina C e ajuda a manter a hidratação. Tem também propriedades calmantes, pelo que é uma boa alternativa às águas termais, para quem tem uma pele sensível.

 

BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES

Refrescar a pele

Esta é fácil. Há lá melhor do que estar a morrer de calor, a transpirar por todo o lado e levar com um suave banho de gotículas de água? É ótimo para refrescar e acalmar a pele aquando da exposição solar e sempre que necessário.

Hidratar a pele

Nas viagens de avião, os face mists são, sem sombra de dúvida,  essenciais. A pele tende a sofrer imenso com o ar extremamente seco dentro do avião.

Mas as águas termais e minerais se não forem usadas como é suposto, em vez de hidratar, secam a superfície da pele. Isto porque normalmente não têm na sua composição ingredientes que mantêm a água na pele. Então, evaporam e deixam a pele mais seca do que estava inicialmente.

A forma correcta de utilizar uma água termal ou mineral consiste em pulverizar o rosto a uma distância de pelo menos 15cm, deixar repousar um minuto e depois, o mais importante — retirar o excesso com um kleenex.

Quando usados antes do tratamento, não precisamos de retirar o excesso porque os cremes vão ajudar a reter a água e assim, em ação conjunta, prolongam a hidratação.

Diluir uma base com muita cobertura

Quem não é louca por maquilhagem (tipo eu) e não tem mil bases diferentes à disposição é capaz de gostar deste truque! Se tiverem uma base com bastante cobertura, mas que não gostem tanto de usar no verão por ser muito pesada, podem sempre diluí-la com um face mist.

Captar mais pigmento

Para captarem mais pigmento quando estão a aplicar sombra de olhos, pulverizem o pincel com uma bruma à vossa escolha e vão ver que a cor é intensificada e a sombra fica mais brilhante e opaca.

Fixar a maquilhagem

Esta é uma das vantagens mais badaladas. Pulverizem ligeiramente o rosto depois da maquilhagem para a ajudar a fixar. Isto vai tornar a maquilhagem mais duradoura e para além disso, reduz o aspecto/a textura de pó da tez (que eu não gosto nada) e dá-lhe um acabamento mais natural.

Reavivar a makeup a meio do dia

Se a meio do dia sentem que a vossa maquilhagem já não está com aquele ar fresh, pulverizem o rosto e com os dedos ou um pincel, dêem uns toques na pele. Fica logo melhor!

 

QUANDO USAR

– Depois do banho, para acalmar a pele;
– Antes do sérum/creme de dia;
– Depois da maquilhagem;
– Durante a exposição solar;
– Ao longo do dia, whenever you want.

 

E vocês? São fãs destas brumas maravilhosas? Qual a vossa favorita? Há alguma que tenham curiosidade de experimentar?