Beauty Hair

The Sun is Out: Proteção Capilar

June 9, 2017

A proteção do cabelo, tal como a da pele, devia ser obrigatória. Mas é tão fácil deixar passar! Cabelos sujeitos a torturas diárias como o secador, a prancha, o modelador ou a cor sofrem ainda mais com o verão porque os factores de agressão duplicam. O sol, a água do mar, o cloro da piscina e o vento juntam-se para dificultar a vida ao nosso cabelo, que no fim do verão acaba por manifestar a sua necessidade de ir à tesoura.

Mas o truque é simples: tentar incluir um protetor capilar na nossa rotina. O nosso cabelo precisa de defesas, especialmente porque a nossa haste não tem vida, ou seja, não tem capacidade regenerativa, como a pele. As pontas espigadas, a falta de brilho e a desidratação estão só à espera que baixemos a guarda para atacar. Um cabelo de verão pode ser bonito: temos é de fazer o esforço. Hoje trago-vos alguns protetores para o cabelo, que devem considerar experimentar.

Schwarzkopf 
Professional BC Sun Protect

Esta linha profissional da Schwarzkopf é dedicada aos cabelos stresssados pelo sol. Tem uma tripla ação protetora: tem um filtro UVA e UVB, vai conservar a cor do cabelo e vai minimizar os efeitos nefastos dos radicais livres. Tem um grande bónus para mim: o óleo Monoï de Tahiti, que para além de todas as suas propriedades, tem aquele que eu considero o cheirinho de verão. Vai nutrir, suavizar e ajudar o cabelo a ganhar força e brilho. Toda a gama é enriquecida com vitamina, que vai ter uma ação antioxidante. Por fim, a tecnologia Amino Cell Rebuild vai reparar os danos.

São quatro os produtos que constituem a rotina BC Sun Protect: um champô, um condicionador, uma máscara e um spray. O spray tem a particularidade de ser à prova de água e ter shimmer — aquele brilho dourado que só vai sublimar o nosso cabelo de verão.

4.png

A Phyto tem duas opções bastante boas para proteger o cabelo do sol. O clássico Phytoplage e o Phytoplage Voile, ambos de alta proteção. Este ano a edição especial foi inspirada na Brigitte Bardot.

Phyto
Phytoplage L’Originale

Em 1976, surge o primeiro Phytoplage, que ainda hoje se mantém no mercado, o que para mim é sempre um selo de garantia. Enriquecido com óleo de cera de azeitona, este super protetor é um óleo de efeito cabelo molhado. Protege o cabelo das agressões típicas de verão: sol, mar, piscina e até do vento. Tem um filtro UV que vai ajudar a manter a luminosidade natural do cabelo.

Phyto
Phytoplage Voile

Apesar de não ser o clássico, este é o meu favorito. Adoro o perfume, para além de que é invisível e não gorduroso, o que o torna perfeito não só para os melhores cenários de verão, como também para o dia-a-dia. Graças à flor de girassol e ao filtro UV, este solar vai criar uma barreira, que impede a desidratação do cabelo. Arrisco-me a dizer que este é uma melhor opção para quem tem o cabelo fino.

A aplicação de cada um destes sprays protetores é feita de igual forma. Basta vaporizar no cabelo seco ou molhado antes de apanharmos sol. Se formos à piscina ou ao mar, devemos reaplicá-los.
5.png

Nuxe Sun
Huile Lactée Capillaire Protectrice

A Nuxe, como já vos disse, tem um dos meus cheirinhos de verão favoritos e este spray de proteção capilar não é foge à regra. Ao contrário dos outros não é um óleo mas sim uma solução leitosa. Vai reparar e proteger o cabelo dos raios UV, do mar e do cloro.

Lancaster 
Sun Beauty Hair Multi-Repairing Oil Serum

Esta é outra opção a ter em conta. É um sérum em óleo da Lancaster, a marca especializada em proteção solar. Falei-vos dele aqui. Protege o cabelo dos efeitos da exposição solar, fortalece-o e tem óleo de argão que deixa o cabelo super suave.

 

Seja qual for a vossa escolha, o mais importante é que incluam este gesto de proteção na vossa rotina diária. Devíamos fazê-lo todo o ano, mas já é bom se conseguirmos ser disciplinadas durante o verão.